Primeira queda do "novo" Governo Municipal: Secretário de Comunicação Jefferson Mattivi deixa o cargo
Após menos de três meses no cargo, o Secretário de Comunicação de Uruguaiana, Jefferson Mattivi, anunciou seu afastamento da função. A decisão ocorre em meio a um momento de crise na gestão municipal, especialmente em relação ao transporte escolar rural, promessa feita pelo prefeito que, até o momento, não foi cumprida.
Apesar do início turbulento do governo, a recém-criada Secretaria de Comunicação se destacava ao tentar amenizar os problemas enfrentados pela gestão. No entanto, além de buscar fortalecer a transparência, a pasta também trabalhou para construir uma imagem positiva do governo, muitas vezes distante da realidade enfrentada pela população. Parte dessa estratégia incluía a tentativa de transformar o prefeito em uma espécie de "tiktoker", com vídeos mirabolantes nas redes sociais, enquanto questões urgentes, como o transporte escolar rural, seguiam sem solução.
Durante seu curto período à frente da Secretaria, Mattivi havia impulsionado o envio de informações para a imprensa e reformulado a identidade visual da gestão, tentando adotar um tom mais humanizado. No entanto, o desgaste diante das promessas não cumpridas, especialmente no transporte escolar rural, que foi sendo postergado ao longo do tempo, acabou prejudicando a imagem do governo.
Com a crescente repercussão negativa e a pressão sobre a comunicação, a saída de Mattivi ocorre justamente em um momento em que a gestão enfrenta dificuldades para sustentar sua narrativa diante da realidade enfrentada pela população.
Em um comunicado sobre sua saída, o secretário se despediu com palavras de reconhecimento ao trabalho realizado até então, mas destacou a necessidade de uma reavaliação quanto à sua continuidade na equipe:
"Após um período de intenso trabalho na comunicação do governo, junto à minha equipe, pude aumentar em mais de 300% o envio de informações para a imprensa, estabelecer um novo posicionamento para a gestão, voltado ao cuidado com as pessoas, adotar estratégias humanizadas de conteúdo nas redes e até mesmo criar uma nova identidade visual, que reforça ainda mais a simbologia desta terra. Um trabalho que reflete minha atuação como jornalista não só aqui, como também em outros mandatos que já auxiliei e auxilio, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, incluindo um dos deputados federais mais votados daquele estado. Depois dessas ações por aqui, tomei a difícil decisão de me afastar do cargo de secretário de comunicação.
Acredito no projeto e no potencial dessa gestão, mas, neste momento, preciso reavaliar minha continuidade na equipe. Agradeço ao prefeito e aos colegas pelo período de colaboração e sigo torcendo pelo sucesso da administração."
Texto: Matheus Leão - Clic Uruguaiana