Forte calor marcará transição do Verão para o Outono

Os últimos dias do verão e o início do outono, que começa oficialmente no dia 20, serão de intenso calor em parte do Sul do Brasil e no Mato Grosso do Sul. Segundo a MetSul Meteorologia, uma massa de ar quente vinda do Nordeste da Argentina e do Paraguai favorecerá a elevação das temperaturas na região, especialmente no Oeste e Noroeste do Rio Grande do Sul, além de áreas do Oeste de Santa Catarina e Paraná.

As temperaturas máximas devem variar entre 32ºC e 35ºC na maioria dos dias, mas alguns pontos do Oeste e Noroeste gaúcho podem registrar picos entre 35ºC e 38ºC, especialmente no final da semana. O calor mais intenso ficará concentrado no Oeste da região Sul devido à proximidade com o centro da massa de ar quente, enquanto áreas mais ao Sul e Leste do Rio Grande do Sul devem ter um aquecimento mais moderado.


No Norte da Argentina, os termômetros podem marcar acima de 40ºC, porém, na parte meridional do Brasil, as temperaturas não devem atingir extremos tão elevados. Mesmo assim, as tardes serão quentes em diversas localidades, com a Fronteira Oeste e o Centro do Rio Grande do Sul sentindo o impacto do ar quente que avança pela região.

Já na capital Porto Alegre, apesar da elevação nas temperaturas, o calor não será tão intenso como no Oeste do estado. A previsão indica máximas variando entre 28ºC e 31ºC ao longo da semana, trazendo um período de tempo firme e quente, mas sem extremos registrados em outras áreas do Sul do país.

Veja + notícias: