ALERTA PARA CHUVAS EXTREMAS NO SUL DO BRASIL
De acordo com a MetSul Meteorologia, um rio atmosférico — corredor de umidade vindo da Amazônia — deve atuar entre hoje e amanhã sobre o Centro e Nordeste da Argentina, Uruguai e parte do Sul do Brasil, trazendo alto risco de chuvas extremas localizadas. A interação desse corredor com o ar quente que cobre a região pode gerar episódios de chuva intensa, com acumulados entre 100 mm e 200 mm em menos de três horas, causando alagamentos, enxurradas, transbordamento de arroios e até deslizamentos de terra.
Os estados com maior risco de eventos de chuva excessiva hoje e amanhã são Rio Grande do Sul e Santa Catarina, especialmente entre a tarde e a noite, quando o calor intenso favorece a formação de nuvens carregadas. A MetSul alerta que, embora o fenômeno esteja bem definido, não é possível prever exatamente quais locais serão afetados, já que esses eventos têm caráter isolado e de microescala.
Ontem, um episódio de chuva extrema já foi registrado no Vale do Caí, no Rio Grande do Sul, afetando municípios como Maratá e São José do Sul, com alagamentos e deslizamentos. Apesar das cenas, a MetSul reforça que não se trata de uma enchente generalizada como as de 2023 e 2024, mas de um evento isolado causado pelo calor intenso e não diretamente pelo rio atmosférico que atua a partir de hoje.