PRIMEIRO DE VÁRIOS DIAS DE TEMPESTADES TEM VENDAVAIS E ESTRAGOS

O Rio Grande do Sul ingressa em um período de instabilidade em que temporais gerados pelo calor intenso serão frequentes. Conforme alerta da MetSul Meteorologia, condições serão favoráveis à ocorrência de tempestades, algumas localmente fortes a severas, até o começo da semana.


Os temporais que vão se repetir diariamente até o fim de semana de forma localizada no estado podem ser acompanhados de chuva volumosa em curto período, o que eleva o risco de alagamentos pontuais. A maior preocupação com estas tempestades associadas a calor intenso, entretanto, é o alto potencial para a ocorrência de rajadas de vento fortes, capazes de provocar danos em estruturas, queda de árvores e falta de luz. 


Na Campanha, vendaval causou estragos em Dom Pedrito, como quedas de postes que deixaram parte da cidade sem energia elétrica. A estação meteorológica de Dom Pedrito registrou rajadas de 94 km/h. Temporal isolado com chuva e vento forte atingiu também durante a terça-feira o Vale do Taquari. Em Imigrante, árvore derrubada pelo vendaval caiu sobre carro sem deixar feridos. Em Teutônia, a velocidade do vento chegou a 87 km/h. Houve temporais ainda no Vale do Caí.


Quanto mais alta a temperatura, maior é o risco de vendavais em ondas de calor. A MetSul Meteorologia destaca que o padrão atmosférico seguirá instável na região ao longo dos próximos dias com tendência de intensificação da instabilidade com ingresso de mais umidade no território gaúcho por um corredor de ar úmido vindo da Amazônia que vai alcançar o Rio Grande do Sul, o Centro e o Nordeste da Argentina e o Uruguai.


A MetSul enfatiza o caráter isolado dessas tempestades, o que significa que algumas localidades podem ser atingidas por eventos severos com danos enquanto áreas próximas podem não ter impacto algum.


 Fonte: METSUL - https://metsul.com/primeiro-de-varios-dias-de-tempestades-tem-vendavais-e-estragos/

Veja + notícias: