PRIMEIRAS MASSAS DE AR POLAR JÁ TÊM DATA PARA OCORRER

Os modelos atmosféricos de médio e longo prazo já indicam a chegada das primeiras massas de ar polar ao Brasil nos próximos meses. O outono climático de 2025 tem se mostrado marcado por variações térmicas, algo comum nessa estação de transição. Enquanto a primeira semana de março foi extremamente quente, os dias seguintes trouxeram um leve alívio com manhãs mais frias, especialmente no Sul do país, onde já houve registro da primeira geada do ano.


As previsões apontam que, por volta dos dias 12 de abril e 4 de maio, há potencial para a incursão de massas de ar de origem polar, trazendo quedas mais expressivas de temperatura no Centro-Sul do Brasil. Esses períodos de frio, no entanto, devem ser curtos, seguidos rapidamente por um novo aumento nas temperaturas. Ainda não é possível prever com precisão se essas massas de ar frio provocarão geadas intensas ou temperaturas negativas, pois tais detalhes só podem ser confirmados com análises mais próximas das datas.

Embora o outono de 2025 deva ser mais quente que o normal, episódios isolados de frio ainda ocorrerão ao longo da estação. No entanto, ondas de frio prolongadas, com temperaturas muito baixas por mais de cinco dias consecutivos, são mais prováveis apenas no inverno climático. Dessa forma, a tendência é de um período com predominância de dias amenos e até quentes, intercalados por incursões curtas de ar frio que poderão ser intensas em algumas regiões.

Veja + notícias: