ONDA DE CALOR GANHA FORÇA, SERÁ ATIPICAMENTE LONGA E VAI INVADIR MARÇO

Esta segunda onda de calor de fevereiro – a primeira durou entre os dias 2 e 12 deste mês – está associada a uma bolha de calor entre a Argentina, Uruguai, Paraguai e o Rio Grande do Sul, afetando ainda parte de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Uma bolha de calor, também conhecida como domo ou cúpula de calor, é um fenômeno meteorológico caracterizado por uma área de alta pressão que permanece estacionada sobre uma região por dias ou até semanas.

As regiões que mais devem sofrer com o calor nesta semana no território gaúcho são o Oeste, Noroeste, o Centro, a Campanha, o Sul, os vales, Porto Alegre e a região metropolitana. Os mapas a seguir mostram as projeções de temperatura máxima do nosso modelo WRF para amanhã e terça.
Diante desse cenário, é altamente provável que a primeira semana de março no Rio Grande do Sul tenha várias tardes de intenso a excessivo calor com cidades registrando máximas perto, ao redor e talvez acima de 40ºC em alguns dias.
E ESSA ONDA DE CALOR VÃO VAI TER FIM? Obviamente terá fim, mas vai demorar. Trata-se de um episódio atipicamente longo de temperaturas acima a muito acima da média que começa na última semana deste mês e se prolongará nos primeiros sete a dez dias de março.

Veja + notícias: