Frente fria trará temperatura de 10ºC e encerrará onda de calor no Sul do Brasil; Saiba quando
A prolongada e intensa onda de calor que atinge o Sul do Brasil desde fevereiro está com os dias contados. Uma frente fria já tem data marcada para chegar, prometendo o tão esperado alívio para milhões de pessoas após semanas de temperaturas excessivamente altas. Até sábado, o calor seguirá intenso, com máximas acima dos 35ºC na maioria das cidades do Rio Grande do Sul e marcas próximas ou superiores a 40ºC em regiões como Oeste, Noroeste, Centro, Vales e Grande Porto Alegre.
Grande mudança do tempo ocorre no fim de semana
A virada no tempo começará no sábado, especialmente nas áreas próximas à fronteira com o Uruguai e no Oeste gaúcho, onde a chegada da frente fria trará instabilidade até o final do dia. No domingo, o sistema avança pelo estado, provocando chuvas e uma queda acentuada nas temperaturas, que podem ficar até 10ºC abaixo das registradas nos dias anteriores.
Embora o nome sugira frio intenso, uma frente fria não significa necessariamente temperaturas geladas, principalmente durante o verão. Esse fenômeno ocorre quando uma massa de ar mais frio substitui uma de ar quente, causando aumento da nebulosidade, ventos fortes e chuvas. No caso desta frente, a expectativa é que as mínimas na madrugada de segunda-feira variem entre 10ºC e 13ºC em regiões como a fronteira com o Uruguai, a Campanha e o Sul gaúcho.
Além da queda nas temperaturas, a passagem da frente fria poderá causar temporais isolados, com chuvas intensas e trovoadas ao longo do fim de semana. A mudança promete encerrar o ciclo de calor extremo, trazendo um clima mais ameno para o início da próxima semana.