CHUVA PODE CHEGAR DE 300MM A 500MM NA ARGENTINA, DIZ METSUL
A MetSul Meteorologia alerta para o risco de chuva excessiva a extrema nas províncias centrais da Argentina, com volumes localmente excepcionais esperados em Buenos Aires, Santa Fé, Entre Rios, San Luis, La Pampa e Córdoba. As chuvas devem se intensificar ao longo desta semana e continuar durante a próxima, com acumulados diários que podem alcançar entre 100 mm e 200 mm em poucas horas, provocando alagamentos e inundações repentinas que podem afetar residências e comércios.
O fenômeno ocorre devido a uma massa de ar muito quente sobre o Brasil, associada a um bloqueio atmosférico que mantém a instabilidade concentrada no Centro da Argentina e em parte do Uruguai. Áreas de instabilidade se formarão repetidamente, despejando grandes volumes de chuva. Além disso, a previsão aponta para temporais fortes a severos, com possibilidade de granizo e vendavais nessas regiões.
No Rio Grande do Sul, o bloqueio atmosférico deve manter a maior parte da instabilidade ao Sul, sem impedir totalmente a ocorrência de chuvas. O calor intenso no estado gaúcho pode provocar pancadas isoladas, com risco de temporais localizados e chuva forte em pontos específicos, como já foi registrado recentemente.
Fonte: Metsul