CALOR HISTÓRICO IRÁ MARCAR O CARNAVAL NO RIO GRANDE DO SUL
O Carnaval deste ano no Rio Grande do Sul será marcado por um calor extremo, com temperaturas muito acima da média histórica para o período, segundo a MetSul. Embora o calor durante o Carnaval não seja incomum, já que a festa ocorre no verão, o que chama atenção em 2025 é a intensidade das temperaturas, que podem fazer deste um dos Carnavais mais quentes dos últimos 50 anos no estado.
De acordo com a MetSul, as tardes de sábado a terça-feira terão máximas excepcionalmente altas, com desvios de até 7ºC a 10ºC acima da climatologia do início de março. No fim de semana, as temperaturas devem atingir ou superar os 35ºC em muitas cidades gaúchas, chegando a 36ºC a 38ºC em regiões como o Oeste, Centro, Noroeste, Vales e Grande Porto Alegre.
Na segunda e terça-feira, o calor deve se intensificar ainda mais, com máximas entre 36ºC e 39ºC em diversos municípios e marcas em torno ou acima dos 40ºC, especialmente na terça. Mesmo nas praias, onde o efeito da maritimidade costuma suavizar as temperaturas, o calor será significativo durante o feriado.
A onda de calor não se encerra com o fim da folia. Na Quarta-Feira de Cinzas, o calor continuará intenso, com máximas superando os 35ºC na maior parte do estado e temperaturas próximas ou acima dos 40ºC em várias regiões, reforçando a previsão de um Carnaval excepcionalmente quente no Rio Grande do Sul.