Março terá calor extremo com temperaturas até 13ºC acima da média, alerta MetSul

Segundo a MetSul Meteorologia, o mês de março de 2025 será marcado por calor extremo, com temperaturas que devem superar as médias históricas em muitas áreas do Centro-Sul do Brasil. Apesar de ser um período de transição entre o verão e o outono, com o início astronômico da nova estação previsto apenas para o dia 20, o clima continuará apresentando características tipicamente quentes, muitas vezes até mais intensas do que janeiro e fevereiro.

A MetSul destaca que as temperaturas ficarão muito acima da média, especialmente no Centro do Brasil, incluindo o Sudeste, onde também se projeta um volume de chuvas bem abaixo do esperado. Os primeiros dez dias de março serão escaldantes, com anomalias térmicas podendo atingir de 10ºC a 13ºC acima do normal para o mês. Esse padrão climático atípico afetará principalmente o Sul e o Sudeste.


No Rio Grande do Sul, conforme os dados analisados pela MetSul, a temperatura estará entre as mais elevadas do Brasil neste começo de março. Várias cidades do Sul e Sudeste terão sucessivas tardes com máximas próximas ou acima dos 40ºC, criando um cenário incomum para essa época do ano. Dias com temperaturas mais amenas, que costumam se tornar mais frequentes a partir de março, serão raros, mesmo nas regiões mais ao Sul.

Embora a segunda metade de março não mantenha o mesmo nível extremo de calor visto nos primeiros dez dias, a MetSul reforça que ainda haverá dias quentes ao longo da segunda quinzena. O clima permanecerá seco em muitas áreas, especialmente no Sudeste, consolidando um mês de março muito quente e com poucos momentos de alívio térmico.

Veja + notícias: